ErrNo: 8
Erro: Undefined index: noticias
File: /home/storage/2/d9/ae/videonasaldeias/public_html/2009/noticias.php
Line: 62
Time: 30/04/2017, 13:43:29

CINEASTAS INDÍGENAS PARA JOVENS E CRIANÇAS
18/03/2013
 
O Vídeo nas Aldeias acaba de lançar a coleção Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças, um livro-vídeo para estudantes do ensino fundamental de todo país. Patrocinada pela "Convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais", da UNESCO, a publicação traz um guia didático e uma seleção de 6 filmes com temáticas voltadas para o público infanto-juvenil - realizados junto aos povos Wajãpi, Ikpeng, Panará, Ashaninka, Mbya-Guarani e Kisêdjê - em dois formatos:







- Em versão digital, disponível na íntegra para computadores, tablets e outros dispositivos móveis: 

Leia ou faça o download do livro 
"Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças". A partir dele, você poderá acessar os filmes da coleção, além de outras produções de cineastas indígenas, bem como diversas fontes de pesquisa* sobre os povos e temas abordados. 

Assista aqui aos filmes dublados da coleção, ou assista aqui aos filmes legendados em português!

Faça aqui o download dos filmes dublados da coleção.

*requer conexão à internet.


A cópia digital interativa do guia lhe dará acesso aos filmes da coleção "Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças", bem como a outros filmes citados no livro e a sites e livros para pesquisa complementar, como a Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil Mirim, do Instituto Socioambiental.

- Em breve, o livro acompanhado por dois DVDs, contendo seis filmes e textos didáticos de apoio, estará também disponível em livrarias.

A coletânea reúne títulos consagrados nacional e internacionalmente como a vídeo carta "Das crianças Ikpeng para o mundo", dos Ikpeng, e "Depois do ovo, a guerra", dos Panará, assim como dois filmes inéditos, o "Mbya Mirim", dos Mbya-Guarani e "No tempo do verão", dos Ashaninka. "Akukusiã, o dono da caça", dos Wajãpi, e "A história do monstro Khátpy", dos Kisêdjê, completam a coleção.



 
 
 
 
 

01/10

 

Cocar na cabeça e câmera na mão

Box revela o talento de índios cineastas.
Revista Galileu

 

07/04

 

"MARTÍRIO" nos cinemas

 “Um dos filmes definitivos sobre a questão indígena brasileira”, disse o jornal O Estado de S. Paulo sobre Martírio - Filme, que estreia no dia 13 de abril. Assista ao trailer: http://bit.ly/Trailer_Martírio

O filme busca as origens do genocídio dos povos Guarani Kaiowá na região do Mato Grosso do Sul, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.
 

07/04

 

"MARTÍRIO" estréia dia 13 de abril nos cinemas

“Um dos filmes definitivos sobre a questão indígena brasileira”, disse o jornal O Estado de S. Paulo sobre Martírio - Filme, que estreia no dia 13 de abril pela Sessão Vitrine Petrobrás em 21 cidades e 30 salas. Assista ao trailer: http://bit.ly/Trailer_Martírio
O filme busca as origens do genocídio dos povos Guarani Kaiowá na região do Mato Grosso do Sul, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.