Oficina Juruna

18/08/2015

 A oficina de vídeo teve lugar na aldeia Paquiçamba (TI Paquiçamba) entre os dias 20 de Abril e 5 de Maio de 2015.

Oficina Parakanã

18/08/2015

A oficina de vídeo foi desenvolvida na Aldeia Apyterewa (TI Apyterewa) entre os dias 24 de junho e 10 de julho de 2015, bem como em Altamira entre os dias 12 e 16 de julho.

Oficina Fulni-ô em Águas Belas - PE vai para segunda etapa

18/04/2013

 O dia 19 de abril marca também o início da segunda fase da formação Fulni-ô, realizada na terra indígena Fulni-ô em Águas Belas, Agreste Pernambucano. Nesta etapa, os alunos irão trabalhar na montagem de um filme sobre o Yaathe - seu idioma materno - e os costumes Fulni-ô nos dias atuais.

Oficina com jovens da Guiana Francesa

25/01/2013

Em parceria com a Ong Association ADER Guyanne, o VNA acolheu uma oficina de edição em Olinda ministrada por Pedro Portella e Julia Barreto, de 07/07/2012 a 25/07/2012, com 10 estudantes indígenas (Aiwën Alawalika, Alex Barcarel, Apxsen, James, Jonika, Marcel Aloike, Marguerite Touenké, Raymond, Talimeu Manalipo, Veronique Malicoumane, e Daniel Tokotoko). Esta oficina é uma continuação da oficina ministrada por nós na Guiana Francesa em 2011, sob a coordenação de Pedro Portella

Edição dos extras do DVD de "As Hiper Mulheres"

25/01/2013

De 03/11 a 15/11/2012, Tatiana Almeida conduziu a edição de 3 extras para o DVD As Hiper Mulheres, com a participação de Takumã Kuikuro e Carlos Fausto em Olinda. Seguindo as instruções deixadas pelos diretores, o processo de edição dos mesmos se prolongou até final de dezembro. Os 3 extras consistem na narrativa do mito por Kamangagü e Kanu, os dois protagonistas mais importantes do documentário. Um terceiro extra apresenta um making of das filmagens na aldeia. Esta edição está sendo concluído por Tatiana agora em janeiro de 2013.

Oficina Mbya-Guarani

22/10/2012

De 01/10 a 22/10/2012, na aldeia Koenju no Rio Grande do Sul, Fabio Menezes e Raphael Malta, coordenaram a oficina de realização de um filme de temática infantil com os alunos Ariel Ortega, Patrícia Ferreira, Leonardo Ortega, Ralf Ortega, Aldo Ferreira e Claudia Mbya-Guarani. Um novo filme sobre o universo infantil Guarani será editado em fevereiro de 2013 com o material gravado na oficina, sob a coordenação de Ernesto de Carvalho.

Oficina de produção Ashaninka

25/07/2012

De 12/06/2012 à 25/07/2012, Fabio Menezes e Vincent Carelli ministraram uma oficina para a produção de um curta metragem com temática infantil para o kit do VNA para escolas do ensino fundamental e para a coleção de vídeo-livros infantis. Participaram desta oficina Tsirotsi, Ratã, Eirich, Wevito e duas crianças, Pyãko e Tayri. O filme retrata a vida de crianças na aldeia Ashaninka e seu aprendizado tradicional nos acampamentos de verão ao longo do rio. Em outubro uma segunda oficina foi ministrada para o fechamento da edição e a produção dos desenhos para o livreto infantil que acompanhara o filme na sua versão para crianças de 3 a 6 anos, que acontecerá em abril de 2013 com recursos do edital Interações Estéticas da FUNARTE aprovado por Rita Carelli.

Oficina com jovens da Guiana Francesa

25/07/2012

Em parceria com a Ong Association ADER Guyanne, o VNA acolheu uma oficina de edição em Olinda ministrada por Pedro Portella e Julia Barreto, de 07/07/2012 a 25/07/2012, com 10 estudantes indígenas (Aiwën Alawalika, Alex Barcarel, Apxsen, James, Jonika, Marcel Aloike, Marguerite Touenké, Raymond, Talimeu Manalipo, Veronique Malicoumane, e Daniel Tokotoko). Esta oficina é uma continuação da oficina ministrada por nós na Guiana Francesa em 2011, sob a coordenação de Pedro Portella

Filmagens de TAVA, a casa de pedra

09/04/2012

Em fevereiro e março de 2012, foram realizadas filmagens nas aldeias Mbya-Guarani da região de Misiones na Argentina e nas aldeias de São Paulo e Rio de Janeiro.
Ariel Ortega e Patrícia Ferreira, com Vincent Carelli e Tiago Torres concluiram as filmagens para o filme, encomendado pelo IPHAN do Rio Grande do Sul para saber o que os Mbya-Guarani pensam das reduções jesuíticas e da guerra Guaranítica na região missioneira.

Oficina de vídeo na aldeia Kuikuro com prêmio Tuxaua

08/01/2012

Com recursos do Prêmio Tuxaua do Ministério da Cultura, recebido por Takumã Kuikuro, está sendo realizado uma oficina de vídeo na aldeia kuikuro, com 21 alunos do alto xingu. Os professores indigenas que estão trabalhando no curso são: Takumã Kuikuro, Mahayugi Kuikuro, Monai Kuikuro, e Assusu Kuikuro.
O professor não indio Bernard Belisario é de BH. Os alunos estão construindo 5 curtas- mentragens e no dia 15 janeiro 2012, na proxima semana, vamos mostrar o nosso trabalho para a comunidade. Mas estou vendo aqui que os alunos parecem estar gostando de participar oficina de formação de cineastas indigenas do alto xingu.
Takumã Kuikuro

Oficinas de edição Guarani e Kisêdjê

16/07/2011

Ao longo do primeiro semestre realizamos várias oficinas de edição com varias equipes dos Kisêdjê e Guarani para finalizar os filmes complementares dos DVDs da coleção Cineastas Indígenas a serem lançados até dezembro 2011.
Foram finalizados 3 novos filmes Kisêdjê, Mulheres Guerreiras, Filmando Khátpy e Os Kisêdjê contam a sua historia. Os Guarani concluiram o seu filme histórico, "Desterro Guarani.

Oficinas de edição KISÊDJÊ

29/10/2010

Dando continuidade aos trabalhos de edição dos filmes do Coletivo Kisêdjê de Cinema, iniciados em Março deste ano, foi realizada mais uma oficina de edição de 1 à 18 de outubro na aldeia Ngôjwêrê.
Com a participação de Kamikia, Renan, Kambrinti, Iaiku e coordenação de Winty e Leo Sette, foram finalizados os filmes "Amtô, a festa do Rato", e o making of da "Historia do monstro Katpy". Também foi refilmada a "Dança das Mulheres Guerreiras" e depoimentos sobre o contato dos Kisêdjê com a sociedade nacional para um filme historico deste povo. Todos estes filmes integrarão o DVD Cineatas Indígenas Kisêdjê a ser lançado até jundo de 2011.

Oficinas KUIKURO

28/09/2010

Este ano dedicamos três oficinas à produção de um novo documentário do coletivo Kuikuro de Cinema, liderado por Takumã. Numa primeira oficina coordenada por Carlos Fausto e Leonardo Sette em março, os realizadores kuikuro exploraram um mundo das cantoras e transmissão dos cantos.

Oficina de Edição Guarani

19/07/2010

Iniciou-se no dia 08 de julho a oficina de edição Guarani, no território indígena Guarani Mbya em São Miguel das Missões, RS. A oficina faz parte do processo de formação de cineastas indígenas na aldeia, que já resultou em filmes como “Mokoi Tekoá Petei Jeguatá - Duas aldeias uma caminhada”, de Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Beñites, premiado como melhor documentário do forumdoc.bh 2008.

Oficinas de Edição para Pontos de Cultura Indígenas

17/07/2010

Está acontecendo desde o início de julho, a segunda etapa das oficinas de formação audiovisual que a equipe Vídeo nas Aldeias está ofertando para os pontos de cultura indígenas, em uma parceria com a Rede Povos da Floresta, na região norte do Brasil.

Oficina de edição Kisêdjê

19/05/2010

A oficina de edição Kisêdjê aconteceu na sede do Vídeo nas Aldeias em Olinda do dia 14 de abril a 16 de maio. A oficina trabalhou a edição de três filmes, que agora serão exibidos na aldeia, para depois serem finalizados, por Kamikia Kisêdje e Renan Kisêdjê. A dupla também tem trabalhado no blog http://pentotximekokoyamara.blogspot.com


Oficina de edição Huni Kuῖ

07/04/2010

De 04/03 à 09/04/10 acontece na sede do Vídeo nas Aldeias em Olinda mais uma oficina de edição Huni Kuῖ. O realizador Zezinho Yube e Jarlene Kaxinawá estão trabalhando na produção do filme “Yuxῖ Kene - As voltas do Kene” com o editor Marcelo Pedroso.

Oficinas do Vídeo nas Aldeias para os Pontos de Cultura Indígenas

21/02/2010

Numa parceria com a Rede Povos da Floresta, responsável pela implantação de 30 Pontos de Cultura Indígenas nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, equipes do Vídeo nas Aldeias deram 5 oficinas de vídeo para alunos das etnias Marubo, Yauanawá, Huni Kui,Nukini, Katukina, Poyanawa e Kontanawa destas regiões.

Oficina Ashaninka de edição

01/02/2010

Uma nova oficina de edição foi realizada na aldeia Ashaninka Apiwtxa, no Acre, em janeiro de 2010. Participaram da oficina Marinaldo Tsirotsi, Bebito Piyãko, Hadã Piyãko, Shãpi Kamintsi e Enisson. A oficina foi coordenada por Tiago Campos e Amandine Goisbault.

Viagem ao Purus

11/01/2010

Zezinho Yube e seu pai, Joaquim Maná, realizaram uma viagem de pesquisa, documentação e intercâmbio com as aldeias Huni Kui do rio Purus juntamente com as mestres Huni Kui de tecelagem, Marini Bimi e Maria de Lima Kaxinawá.
De 11 de dezembro 2009 à de janeiro de 2010, a equipe da aldeia Mibaya, da área Praia do carapãnã, visitaram 12 aldeias naquele rio pesquisando e registrando em vídeo esta experiência.
O projeto KENE, sobre os grafismos do povo Huni Kui, é apoiado pelo IPHAN do Ministério da Cultura e do PDPI do Ministério do Meio Ambiente.

Oficina Guarani na aldeia Alvorecer no Rio Grande do Sul

10/12/2009

De 12/11 a 10/12, foi realizada uma nova oficina na aldeia Guarani Alvorecer, próxima a São Miguel das Missões. Participaram da oficina, Ariel, Patrícia, e Alexandre da própria aldeia, Germano e Jorge da aldeia Lomba do Pinheiro, de Porto Alegre, Cirilo da Argentina e Léo do Salto do Jacui.

Troca de Olhares nos Hunikui

29/10/2009

Cilan, Junior e Nicolas, jovens do projeto Morrinho da favela do Perreirão no Rio de Janeiro, visitaram a aldeia do Zezinho Yube no rio Tarauacá no estado do Acre. Esta visita, sequência do projeto Troca de Olhares em que Bebito Piyãko, Zezinho Yube e Jarlene Kaxinawá documentaram a comunidade Perreira da Silva.

Oficina Kuikuro para a aldeia Matipu

26/10/2009

De 19 de outubro a 6 de novembro, Takumã, Munai, e Jairão Kuikuro estão dando uma oficina de vídeo para 9 alunos da aldeia Matipu do Parque Indígena do Xingu. Vejam as imagens.
O comentário do professor Takumã:"Eles estão aprendendo mais rápido que a gente!"

Oficina de cerâmica e vídeo entre os Ashaninka

21/09/2009

Entre os dias 21 de setembro e 13 de outubro acontece a oficina de cerâmica e vídeo entre os Ashaninka da aldeia Apiwtxa do rio Amôneano Acre.

Projeto Troca de Olhares começa no Rio de Janeiro

25/08/2009

O Vídeo nas Aldeias deu incício às atividades do seu projeto "Troca de Olhares", no qual realizadores indígenas irão participar de intercâmbios em comunidades não indígenas, e vice-versa. Nesta primeira experiência, Zezinho Yube e Bebito Pianko passaram um mês na comunidade do Pereirão, no Rio de Janeiro.

Encontro de Realizadores Indígenas em Olinda

29/07/2009

De 28 de julho a 5 de agosto, 11 cineastas indígenas de 6 etnias dos estados de Mato Grosso, Acre e Rio Grande do Sul , estiveram reunidos em Olinda, na sede do projeto Vídeo nas Aldeias, para um encontro de intercâmbio de experiencias e oficinas de edição.

Oficina de Edição do DVD Xavante

17/05/2009

De 3 de março à 7 de abril, Divino Tserewahú esteve na sede em Olinda para finalizar os extras do DVD Xavante e ajudar a restaurar seus filmes Wapté e Waia Rini.

Ritual Enauênê Nauê para o Livro das Celebrações

12/03/2009

Em 12 de fevereiro 2009, foram iniciadas as gravações do ritual do Yãkwá dos índios Enauênê Nauê, pela equipe do VNA, que se extenderão até julho deste ano. Num convênio celebrado entre o VNA, o IPHAN e a OPAN-Operação Amazônia Nativa, o VNA realizará um novo filme sobre o Yãkwá, para o registro deste cerimonial no livro das celebrações como Patrimônio Imaterial tombado pelo IPHAN.

Grafismos do povo Hunikui

24/12/2008

De 12 à 22 de dezembro, na aldeia Mucuripe da área indígena Praia do Carapãnã no Acre, foi realizada uma oficina de KENE, os grafismos do povo Hunikuin.

Oficina de edição TRUKÁ

20/11/2008

No mês de novembrode 2008 ,foi realizada, sob a coordenação de Marcelo Pedroso, e patrocínio do BNB - Banc  do Nordeste, a oficina de edição junto aos Truká da Ilha de Assunção, no município de Cabrobó, no sertão de Pernambuco.

Oficina para o DVD Xavante em Sangradouro

07/11/2008

Em novembro de 2008, foi realizada na aldeia Xavante de Sangradouro em Mato Grosso uma oficina de um mês, com Divino Tserewahu, para terminar a edição do filme sobre o ritual de nominação feminina (Festa da Onça) e a produção dos extras do DVD Xavante para a coleção Cineastas Indígenas.