ErrNo: 8
Erro: Undefined index: oficinas
File: /home/storage/2/d9/ae/videonasaldeias/public_html/2009/oficinas.php
Line: 48
Time: 21/02/2017, 20:17:33

Oficina Fulni-ô em Águas Belas - PE vai para segunda etapa
18/04/2013
 
 O dia 19 de abril marca também o início da segunda fase da formação Fulni-ô, realizada na terra indígena Fulni-ô em Águas Belas, Agreste Pernambucano. Nesta etapa, os alunos irão trabalhar na montagem de um filme sobre o Yaathe - seu idioma materno - e os costumes Fulni-ô nos dias atuais.

O material foi captado numa primeira etapa de formação, realizada durante o mês de janeiro. Os seis estudantes Rosalinny, Seeto, Bruno, Kenedy, Marcelo e Janilson, além dos tradutores do Yaathe Jailson e Auricélio, trabalharam filmagem e na tradução de imagens e depoimentos de três personagens da comunidade: Djik, professor de Yaathe e carpinteiro; Txleká, velho conhecedor da medicina tradicional, e Fred, artesão que vive na divisa entre a cidade e a aldeia. Junto de seu povo, são parte de uma tradição que busca preservar-se a despeito da proximidade com a cidade, os conflitos e contradições da região. Esta primeira etapa foi coordenada por Fábio Costa Menezes e Alan Oliveira, com a colaboração de Hugo Ferreira, um dos idealizadores do projeto de Expressão Audiovisual do Povo Fulni-ô, e produtor local. Na segunda etapa, Fábio Costa Menezes volta à comunidade para coordenar a oficina de edição que se estenderá até meados de maio.

O projeto tem o apoio do Banco do Nordeste. O filme, ainda sem título e duração definidos, tem estréia prevista para julho, na comunidade Fulni-ô e na Cidade de Águas Belas, e consequente difusão em mostras e festivais do país.
Alan Oliveira e Fábio Costa Menezes
 
 
Clique na foto para abrir.
 
 

18/08

Oficina Juruna

 A oficina de vídeo teve lugar na aldeia Paquiçamba (TI Paquiçamba) entre os dias 20 de Abril e 5 de Maio de 2015.
 

18/08

Oficina Parakanã

A oficina de vídeo foi desenvolvida na Aldeia Apyterewa (TI Apyterewa) entre os dias 24 de junho e 10 de julho de 2015, bem como em Altamira entre os dias 12 e 16 de julho.

 

25/01

Oficina com jovens da Guiana Francesa

Em parceria com a Ong Association ADER Guyanne, o VNA acolheu uma oficina de edição em Olinda ministrada por Pedro Portella e Julia Barreto, de 07/07/2012 a 25/07/2012, com 10 estudantes indígenas (Aiwën Alawalika, Alex Barcarel, Apxsen, James, Jonika, Marcel Aloike, Marguerite Touenké, Raymond, Talimeu Manalipo, Veronique Malicoumane, e Daniel Tokotoko). Esta oficina é uma continuação da oficina ministrada por nós na Guiana Francesa em 2011, sob a coordenação de Pedro Portella